Você sabe o que é overbooking?



O significado de Overbooking, na íntegra, é para se referir a uma situação em que a empresa oferece um serviço a mais do que pode entregar. Isso ocorre em lugares que prestam serviços, inclusive em companhias aéreas. Mas não pense que overbooking é exclusivamente porque a companhia vendeu mais passagens do que o número de assentos disponíveis. Há vários fatores que contribuem para o overbooking acontecer e nós vamos listar três delas:


1. Atraso do passageiro: se o passageiro chega em cima da hora para fazer o check- in, pode acontecer dele perder o voo. Neste caso, a empresa vai tentar encaixá-lo em outro voo que oferece o mesmo destino. Quando isso ocorre, há grandes chances do passageiro que se atrasou pegar o lugar de outra pessoa, assim ocorrendo o overbooking.

2. Troca de aeronave: por problemas operacionais, a companhia pode necessitar fazer uma troca de avião, além de ocasionar atrasos, pode acontecer da nova aeronave ter um número menor de assentos.

3. Cancelamentos de voo: as vezes, por problemas climáticos ou operacionais, o seu voo pode ser cancelado. Neste caso, a companhia aérea vai precisar transferir os passageiros para o próximo voo (sempre dando prioridade aos idosos, pessoas com criança de colo e gestantes), se caso este já estiver lotado, é possível que ocorra um overbooking.


Estes são apenas três exemplos do que pode ocasionar o overbooking e é importante que todos saibam que mesmo nessas situações, você tem direitos.



Saiba como agir


No manual de dicas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem a seguinte orientação:


“Logo que a empresa constatar que há possibilidade de preterição, deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis, etc). Caso você aceite essa compensação, a empresa poderá solicitar a assinatura de um recibo, comprovando que foi aceita a proposta”.


Mas se você não aceitar essa forma de compensação, a empresa deverá propor outras alternativas, além da assistência material, como explicado em nosso post sobre atraso de voo. Se você realizou todos os passos para garantir o voo, e ainda assim acontecer o overbooking e a companhia aérea não cumprir com o seu papel, saiba que há uma possibilidade de indenização.


A IndenizAero faz uma mediação entre o consumidor e a empresa que não cumpriu com seus deveres. Somos conhecidos por nossa via de recebimento imediato. Após as negociações, você pode receber até R$ 2.000,00 no mesmo dia, ou se preferir, é possível requerer outras vias de compensação.


Para mais informações, entre em contato pelo número (17) 98820-9682 ou mande um e-mail para contato@indenizaero.com.br.


Outros canais de atendimento:

Instagram: @indenizaero

Facebook: facebook.com/indenizaero

Site: www.indenizaero.com.br

9 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
whatsapp-png-branco-png-whatsapp-logo-ci